segunda-feira, 26 de março de 2007

A PENA DA PENA...






Um cara muito inteligente uma vez me disse “a pena é um dos sentimentos mais mesquinhos que existe”. Refleti sobre, e a partir desse dia, mesmo sendo inevitável sentir pena (ou dó, como preferirem), eu evito falar quando sinto.

O fato é que sentir pena de alguém é uma grande ilusão. Temos o hábito de falar com orgulho: “nossa fiquei com tanta pena de fulano”. Falamos e assim nos sentimos pessoas especiais, de bom coração. Alguns inconscientemente fazem isso até pra se exibir. Porque pensa comigo, na verdade é uma grande hipocrisia. Sentir pena de alguém vai fazer melhorar a realidade dessa pessoa?? Não, muito pelo contrário... quando você diz estar com pena de alguém, está apenas ressaltando ainda mais a situação infeliz que se encontra esse individuo.
Pena por si só não destrói, nem constrói NADA! Se quisermos fazer algo útil, temos que arregaçar as mangas pra mudar o que nos traz sensação de injustiça ou piedade.

Há algum tempo eu estava andando no centro da cidade, uma chuva caiu e pela rua que eu passava se formou uma pequena enxurrada. Ao longe eu avistei uma senhora já de idade, negra, roupas velhas e sujas, um cabelo grande e indomável. Uma mendiga.
Ajoelhada ela limpava suas partes íntimas com a água cinza da enxurrada que já havia varrido os lixos que todos nós jogamos pelas ruas.
Pensei nos riscos daquela senhora contrair doenças... Pensei em como devia ser humilhante pra um ser humano ter que fazer sua higienização em público, e no meio do lixo que todos nós jogamos por aí... Pensei na fome que ela devia sentir... Pensei em como devia lhe doer a maneira superior com que as pessoas lhe olhavam... Pensei, Pensei, Pensei... e como eu senti pena daquela senhora.
Pena, muita pena.
Senti Pena.
Pena!!

Cheguei em casa e fui logo tomar banho, liguei o chuveiro, por ele saia abundantemente água limpa, transparente, sem cheiro, e quentinha. Ah, como era bom aquilo. Fartei-me naquela água. O banho deve ter durado uma meia hora.
A lembrança da senhora não me levava a nada.
Condizente seria no mínimo eu lembrar dela e pensar em economizar a água do meu banho, pois se eu a tinha em abundância, outros não possuíam água nem pra beber ou tomar banho.
Meu sentimento de pena só serve para mim. Serve para eu ter a falsa impressão de que sou sensível, que sinto as dores dos outros. Sentir pena é uma maneira de acreditar que o sistema está errado, mas não fazer nada para modificá-lo.

Um comentário:

Isa disse...

É... mesmo sendo inevitável sentir pena, isso não vai mudar a situação de ninguém, não vai mesmo... Tô cansada de sentir pena. Mesmo.