sexta-feira, 2 de março de 2007

Aos Pinóquios do Séc 21!

Detalhe no meu pequenino nariz de quem não mente:
Tem gente que faz cada pergunta. Hoje uma garota soltou uma que eu achei uma pérola: "Você mente??", pior que a pergunta só poderia ser a resposta que a cara de pau da amiga dela deu: "Não, não minto porque eu não sei fingir!". Haha, é claro que essa aí é uma dessas mentirosas compulsivas, até na resposta ela mentiu!! E a amiga dela é muito inocente se acreditou.
PQP eu comeria a bosta do ser humano com uma vida social ativa que não mente pelo menos umas 3 vezes ao dia, a sociedade cobra isso dá gente todo momento. E tenho certeza que se você não sucumbir as necessárias mentirinhas do dia-dia o seu destino será o hospício e a solidão, o que eu particularmente acho bem pior que um nariz grande de Pinóquio, rsrs, eu já adquiri o meu e garanto que dá até pra aprender a lidar com ele sem traumas!! E se neste texto é pra falar sem hipocrisias, hoje mesmo, em meia hora eu acabo de soltar umas 50 mentiras direto... qual seria a solução? O telefone não pára de tocar, a patroa não quer atender. Pra cada um que ligava eu contava no mínimo 2 mentiras, primeira inverdade era falar que ela não estava, a 2º com certeza era ter que criar uma justificativa criativa pra ausência dela (audiência, cabeleleiro, viagem, médico... ufaaaaa!). Mas vocês que "não mentem" pois é pecado fariam o quê?? Diriam a VERDADE e seriam demitidos no 1º dia de emprego??!!
Ah, pois eu minto quantas vezes for necessário sem dor na consciência. Minto quando a feiosa e chata da sala (apelidada de caramelow, pelo sorisso amarelo!rsrs) me elogia e eu digo que ela também é uma gatinha; Minto quando meu pai não quer me dar dinheiro e eu digo a ele que é pra comprar uma apostila pra eu estudar; Minto quando ponho ocupado no status do MSN, para os chatos não me incomodarem, mesmo estando completamente atoa; Minto, Minto Minto... E você vai negar que menti também?? Deixa de bobagem... NÓS MENTIMOS O TEMPO TODO!
O que é importante nesse caso, como em tudo na vida é saber o limite das coisas... Sim, a mentira é necessária e natural em uma sociedade hipócrita como a nossa. Então vamos usa-la quando necessário e sem exageros?? Não quero magoar feia da sala dizendo que ela é um fumo, sou obrigado a dizer que ela é uma gatinha. Se preciso do dinheiro do meu pai e a maneira dele me dar é falar que é pros estudos assim farei. Se não quero conversar com chatos no msn digo que estou ocupado.
O que me preocupa são os mentirosos compulsivos aqueles que mentem nas coisas mais banais do cotidiano. É a menina que vai na sorveteria e diz que foi à padaria. É o rapaz que comeu feijoada e jura que foi caviar. É o coleguinha que diz que o pai motorista, é empresário!... esse tipo de mentiroso é mais perigoso, pra ele e pros outros, porque ele se habituou a mentir por qualquer motivo e vai te enganar sempre! E ao mesmo tempo vejo uma dificuldade de aceitar a sua própria realidade em pessoas deste jeito. Pra se sentirem aceitos irão criar uma imagem falsa de si, sendo que na verdade quem não se aceita é ele próprio.
Não vou citar nomes nem contar a situação porque o dito cujo pode ler, mas tem um amigo meu que mente tantoo por tantas bobagens que quando ele se afastava ficavamos rindo das contradições das histórias que ele contava. Primeira regra
pra um mentiroso compulsivo que não quer mudar: *se você gosta de mentir, MENTE DIREITO PORRA!!! Não diga hoje X e amanhã Y, senão todo mundo vai ficar rindo dos seus "lero-lero".
Mas sobre meu "amigo" eu fazia uma reflexão:"poxa vida será que ele pensa que não seriamos amigos se ele contasse a realidade??" Claro que não, pra mim pouco importa se ele foi pra Salvador ou Itabira nas férias. Se a relação é sincera você gosta é da essência da pessoa.
E eu penso assim, a mentira tem que ser dita quando necessária... AFINAL, TEMOS QUE AMAR NOSSAS VIDAS DO JEITO QUE ELA É SEM ALTERAÇÕES.
A mentira vamos guardar pra quando o outro quer escutar!

Nenhum comentário: